Share |

Sobre: Autarquias

Janeiro 4, 2014

João Lampreia, autarca do Bloco na União de Freguesias do Barreiro-Lavradio, resume o essencial da última Sessão Ordinária da Assembleia.

Texto na íntrega.

Setembro 6, 2013

No Bloco é assim: são os próprios candidatos,os militantes e simpatizantes que fazem o trabalho de colocação de propaganda eleitoral. Sem recurso a meios externos e remunerados.

Setembro 5, 2013

O Candidato á Presidência da Camara destacou em entrevista ao site do Bloco de Esquerda Barreiro, como objectivo a eleição de representantes em todos os órgãos para os quais concorre o BE. “Estamos convencidos de que vamos continuar a ter eleitos e talvez pela primeira vez eleger para a CM”, disse ainda Humberto Candeias.

Outro desígnio da candidatura bloquista passa por “quebrar a mentalidade de pensamento único e de hegemonia de um só partido que existe no barreiro”.

Candeias critica a actual maioria absoluta por se “fechar sobre ela própria”, maioria absoluta que estará na origem de uma “perda de qualidade de vida no Barreiro contínua de há vários anos para ca”.

Como alternativa, propõe-se construir uma nova maioria onde a diversidade de opiniões esteja a favor do desenvolvimento.

Humberto Candeias defende “ uma cidade inclusiva, com uma prioridade social, o acesso dos cidadãos aos serviços, utilização dos equipamentos públicos”. O candidato considera que o “Barreiro é uma cidade pouco inclusiva, porque não há uma prioridade de invesimento,não há uma agenda para a inclusão que tenha em conta as necessidades das pessoas mais frágeis ou que em determinado momento têm dificuldades com a sua mobilidade”.

O Programa Eleitoral autárquico que em breve será apresentado, enfatiza que o Barreiro venha a ser “uma cidade virada para o desenvolvimento sustentado que tem que ser baseado em muitas dimensões, economicaica,social,territorial,cultural,ambiental. Propostas políticas numa base integrada e transversal, que orientem o desenvolvimento do barreiro. O B.E vai bater-se por uma democracia muito mais participativa e partilha de responsabilidades. Que não tem existido no Barreiro com uma maioria absoluta”, acrescentou ainda Humberto Candeias.

Setembro 5, 2013

A candidatura do Bloco de Esquerda na Freguesia de Santo António da Charneca, pretende promover:

* Processos de inclusão das várias identidades culturais da Freguesia;

* Identidade cultural, ligada a uma economia criativa, desenvolvimento sustentável, valorizando as suas “forças vivas”- o seu legado histórico;

* Zelar pelas conquistas de Abril e o reforço do Poder Local Democrático, inscrito na Constituição da República Portuguesa;

 

ECONOMIA E AMBIENTE

* Reforço, criação e de actividades económicas que garantam o emprego e criem novos postos de trabalho, em sectores como o comércio e as indústrias amigas do ambiente

* Elaboração de plano de actividades e Livro Branco sobre questões ambientais;

* Incremento de actividades criativas nos segmentos das artes, da cultura e revitalização do património histórico;

* Apoio e incentivo à criação de hortas comunitárias;

* Plano de reconversão e arranjo geral de jardins, parques infantis e outros equipamentos de lazer em toda a Freguesia

*Ter parcerias com organizações de defesa dos animais para:

- Campanhas de recolha e adopção de animais abandonados

- Campanhas de esterilização de animais de rua

 

SOCIEDADE

Apoio dirigido:

* A crianças e jovens – programas, em parcerias com outras instituições, de prevenção a comportamentos de risco

* À população idosa da freguesia – Implementar sistemas de apoio;

*A segurança das populações é uma  priori­dade dos eleitos do Bloco de Esquerda, e para isso iremos promover:

 

     -  Políticas de integração social, de combate a todas as formas de discriminação e de prevenção da violência é­tnica e de género;

   -  Políticas de prevenção da sinistralidade viária, de­signadamente pela instalação de pisos antiderrapantes, sinalética adequada, medidas de acalmia de tráfego

- vigilância e patrulhamento de proximidade das Forças de Segurança

 

 

 

FUNCIONAMENTO DA JUNTA DE FREGUESIA

* Remodelação do sítio na internet, com informação detalhada e actualizada das actividades e decisões do Executivo e da Assembleia de Freguesia.

* “Junta de Freguesia Aberta”, espaço mensal, destinado à participação de tod@s, para que os residentes sejam parte das soluções

* Boletim informativo

Trimensal, aberto a todas as forças políticas representadas na Assembleia de Freguesia, que facilite uma melhor ligação entre eleitores e eleitos

* Conselho Consultivo de Cidadania “CCC”-

Representativo de todos os agentes sociais, associações, grupos de cidadãos, líderes religiosos, de forma a ajudar a implementar soluções para as diversas comunidades existentes na Freguesia

 

Setembro 4, 2013

O Bloco de Esquerda Barreiro inicia esta semana a campanha “ Procura-se”. Nos contactos com a população serão entregues cartazes com imagens de edifícios ou equipamentos desapareci...dos, que fazem parte da memória colectiva dos barreirenses. Com esta iniciativa pretende-se contribuir para que não caia no esquecimento essa parte da história da vida local, que faz deste território uma comunidade, um lugar único e valioso e, simultaneamente, avivar a necessidade de proteger o património ainda existente.
Têm desaparecido mais ou menos misteriosamente vários elementos significativos da cultura desta cidade, entre outros: os Moinhos de Maré, o Teatro Cine, o Estádio do Futebol Clube Barreirense, diverso Património Industrial e Ferroviário.
Ainda que alguns destes edifícios fossem difíceis de preservar, outros perderam-se simplesmente por flagrante cumplicidade e omissão dos poderes públicos, incluindo a CMB.
Importa criar uma nova atitude na preservação e valorização do património deste concelho considerando o seu importante papel no desenvolvimento económico e futuro do Barreiro.
“Procura-se”… incentiva o dever de cidadania na afirmação da cultura e identidade desta terra para que os negócios e a negligência não continuem a apagar algumas das suas mais importantes raízes e diminuam as possibilidades de um desenvolvimento sustentado.

*Publicado por Luís Nascimento, BE/Barreiro