Share |

Centro Social de Sto. António, sonho de décadas realizado com esforço

Os Candidatos do Bloco de Esquerda à Camara Municipal do Barreiro, Humberto Candeias e á Junta de Freguesia de Sto. António da Charneca, Luís Nascimento, reuniram-se com responsáveis do Centro Social daquela localidade, que em breve será inaugurado.

Com os serviços de cafetaria já em funcionamento, a Instituição prepara-se para uma nova fase da sua existência, através de amplas e modernas instalações construídas com esforço de vários anos. O projecto custou cerca de 800 mil euros e foi custeado em parte por fundos comunitários ao abrigo do QREN- Quadro de Referência Estratégico Nacional.

A comparticipação do Centro Social, representou um esforço através de empréstimo bancário, de ordem dos 260 mil euros.

Numa segunda fase, será construído um lar de terceira idade, que aguarda o resultado da candidatura submetida ao mesmo programa comunitário.

Desde já, o Centro Social está em condições para funcionar com um centro de convívio, organizar bailes, passeios, aulas de ginástica, danças de salão e outras actividades recreativas e culturais, para os mais de mil e 100 associados.

Um dos projectos passa por constituir a futura Academia de Música do Barreiro, o que representa um esforço do Centro Social que pretende alargar as suas actividades a outras freguesias do Concelho do Barreiro.

Dotado de cozinha, refeitório, lavandaria e outras infraestruturas de apoio, o Centro Social irá prestar apoio domiciliário a mais de 120 utentes.

O Candidato à Presidência da Câmara Municipal do Barreiro, Humberto Candeias destacou que este tipo de projectos da sociedade civil, vão ao encontro de um dos pontos dos Compromissos do Bloco de Esquerda, “sobre a necessidade de haver um plano de apoio a estas instituições sem fins lucrativos, e que a autarquia dentro das suas limitações orçamentais e de competências possam prestar um apoio a investimentos estruturantes como este”.

Tanto Humberto Candeias como Luís Nascimento, garantem estar disponíveis na defesa do trabalho destas instituições, no exercício dos seus mandatos a que se candidatam nas Eleições Autárquicas de 29 de Setembro.

O Bloco de Esquerda saúda “ o esforço de investimento destas associações que pretendem dar as melhores respostas sociais, num autêntico esforço de cidadania”.

Texto LN/BE