Share |

Candidatura Autárquica do Bloco na Cidade Sol

Candidatos do B.E com responsáveis da RUMO, Alfredo de Sousa e Telmo Torrinha

No âmbito de uma ronda de contactos com instituições na Freguesia de Sto. António da Charneca, os candidatos à autarquia local estiveram reunidos com a Direccção da Cooperativa RUMO, que apresentou um retrato de alguns dos problemas sociais especialmente sentidos na Urbanização Cidade Sol, o principal bairro multiétnico do Barreiro.

Alfredo de Sousa, que lidera a instituição, deu conta do trabalho realizado desde 2008 pelo Centro Local de Desenvolvimento Social- CLDS, actualmente dirigido por Telmo Torrinha. Este organismo local serve de mediador entre a população mais carência.

 Tem por “ finalidade promover a inclusão social dos cidadãos, de forma multissectorial e integrada, através de acções a executar em parceria, por forma a combater a pobreza persistente e a exclusão social em territórios deprimidos”.

Desde já o CLDS implantado na Cidade Sol tem desenvolvido acções que vão desde o apoio informático à distribuição de refeições escolares, incluindo, durante o período de férias.

É que são cada vez mais sentidas carências alimentares, potenciadas pela crise económica e social do País, que agravou o problema do desemprego.

De acordo com os técnicos responsáveis são cada vez mais aqueles que procuram apoio por não poderem pagar tarifas de serviços essenciais, como agua, luz, gás, adensado os problemas já pré-existentes. Há também muitos residentes sem dinheiro para tratarem problemas de saúde.

O CLDS ainda assim tem tido a preocupação de promover programas ocupacionais para crianças e jovens, designadamente, através de campos de férias.

Está em marcha a preparação de “work shops” temáticos e uma festa de natal comunitário.

A instituição tem estado a tentar resolver problemas muitos deles complexos, como a legalização de imigrantes, designadamente oriundos do continente africano. Alfredo de Sousa, da RUMO, refere que tem estado a ser prestado apoio e encaminhamento de pessoas naquelas condições, junto do SEF-Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, na questão da “papelada e outras informações” relevantes. Adianta neste capítulo que já têm sido detectados casos de tráfico de seres humanos, que passa pela Cidade Sol.

Há muitos jovens sem ocupação e pertencentes na maioria dos casos a famílias desestruturadas e com problemas sociais graves, que estão também a ser acompanhados. O objectivo é “ ajudar estas pessoas a encontrarem alternativas, a terem outras opções, evitando a sua exclusão”. Alfredo de Sousa, refere terem sido detectados casos relacionados com precaridade laboral, dando como exemplo, empreiteiros que não pagam os salários aos trabalhadores.

PAPEL DAS AUTARQUIAS

Face à complexidade dos problemas sociais, que se agravam na Urbanização Cidade Sol, estes facilitadores locais procuram envolver a Junta de Freguesia de Sto. António da Charneca, que tem tido um papel importante na ligação com as colectividades. A autarquia também presta algum apoio logístico. Mas “podem ser melhorados os processos de audição e envolvimento das pessoas, por parte da Junta de Freguesia” diz Alfredo de Sousa que acrescenta: “não há que ter medo do envolvimento das pessoas”.

O CLDS considera que o diálogo social é uma peça importante e considera que as organizações representativas das comunidades, como as organizações religiosas podem e devem ter um papel facilitador neste domínio.

Os Candidatos à Assembleia de Freguesia de Santo António da Charneca, Luís Nascimento e Paula da Costa, garantem ficar atentos aos problemas sociais da localidade e tudo fazer para que os organismos do Estado tenham as melhores respostas à crise social e económica, em estreita colaboração com a Sociedade Civil.