Bloco Visita Centro de Recolha de Animais

No dia 16 de Setembro de 2013 o candidato do Bloco de Esquerda à Assembleia Municipal, André Antunes fez uma visita ao Centro de Recolha de animais errantes do Barreiro. Acompanharam o candidato Jorgete Teixeira candidata na lista de União das Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena e Paula da Costa, candidata na lista e Santo António da Charneca.

André Antunes foi recebido pelo Dr. Armando, veterinário do centro e por Filomena Raposo, Directora do Departamento de Ambiente e Serviços Urbanos da Câmara Municipal do Barreiro.

Constataram-se as seguintes dificuldades do Centro:

·         Pouco pessoal de apoio aos animais. Há 3 pessoas e apenas uma tem carta de condução o que dificulta todo o trabalho do próprio Centro e a recolha de animais errantes;

·         As instalações não são apropriadas para a estadia dos animais, gatos e cães. Há um projecto de se fazer um novo Centro em Palhais.

·         Os gatos e os cães partilham o mesmo espaço, edifício, o que "stressa" todos os animais;

·         Cada vez mais frequente o abandono de animais à porta do Centro;

·         Dado que o espaço é pequeno há dificuldades de aceitar todos os animais abandonados. Neste momento o centro tem 50 cães e 18 gatos;

·         O Centro ainda não tem uma página nas redes sociais para facilitar possíveis adopções;

·         Por incapacidade de meios humanos não é possível fazer o seguimento das adopções feitas no Centro;

O Bloco defende:

•              Planos para a esterilização dos animais errantes do Concelho de forma a diminuir a procriação;
  •             Campanhas de adopção dos animais do Centro;
  •             Campanhas de sensibilização dos direitos dos animais com mais força e presença nas comunidades : contra o abandono e os maus tratos e pela adopção de animais abandonados;
  •            Criação de uma bolsa de voluntários para apoiar os animais no Centro, passeando-os e assim retirando-os das boxes diariamente, diminuindo assim também a sua ansiedade.
  •           Criação de um sistema de seguimento das adopções de forma a monitorizar os novos donos para que esses animais não voltem a ser abandonados ou maltratados;
  •           Priorizar  a construção do novo Centro em Palhais;
  • Acções de Sensibilização nas escolas