Share |

UNIVERSIDADE SÉNIOR NO BARREIRO TEM MAIS 700 ALUNOS

 

A Universidade da Terceira Idade no Barreio- UTIB orgulha-se de neste momento já ter mais de setecentos alunos inscritos, um caso de sucesso a nível nacional.

Durante uma reunião com candidatos autárquicos do Bloco de Esquerda no Barreiro, foi possível conhecer melhor esta instituição do chamado ensino informal, que segundo os seus responsáveis, “pretende ocupar as pessoas de maneira saudável”.

A UTIB, que vive essencialmente do voluntariado, é praticamente gratuita, basta pagar 3,50 euros de seguro escolar.

Apoiada pela Câmara Municipal, com um subsídio anual de mil euros, a UTIB funciona em instalações cedidas pela Autarquia,no caso o Convento da Verderena, ou pertencentes a escolas.

Outra carência, prende-se com a falta de material informático, tendo para tal a UTIB pedido a empresas e instituições, alguns computadores considerados “obsoletos” e que possam suprir as necessidades neste domínio.

De acordo com os responsaveis da Universidade, nenhum destes agentes se mostrou disponível para oferecer ou ceder estes equipamentos, que podiam ser utilizados no ensino das disciplinas ligadas á informática.

Apesar de não possuir instalações próprias, a UTIB lecciona 37 disciplinas, que vao das ciencias sociais, às artes, inglês e outras línguas europeias.

Para além da actividade curricular, existe um grupo coral e uma tuna académica.

Para o Candidato do BE à Câmara Municipal do Barreiro, Humberto Candeias, estes são exemplos positivos de como o País, “apesar da crise pode ter respostas fora do quadro institucional para se desenvolver, atraves das redes de vizinhança”, ou seja, atraves de instituições da sociedade civil.

“ O BE encara estes fenómenos do voluntariado, de forma muito viva”, sublinhou Humberto Candeias.

Isto quando se sabe que Portugal tem dos mais baixos registos de voluntariado da OCDE- Organização para a Cooperação e Desevolvimento da Europa, e que o Barreiro perdeu também, alguma força associativa.