Share |

Sobre: Notícias

Setembro 7, 2013

Algumas dezenas de apoiantes reuniram-se na noite de Sexta-feira, no Bar Àgua e Sal, no "Barreiro Velho", para expressar apoio à Candidatura de Humberto Candeias à CMB.

Entre os presentes, André Filipe Antunes, Candidato á Presidência da Assembleia Municipal do Barreiro e a Mandatária da Candidatura Autárquica, Fátima Gama.

Janeiro 17, 2014

Votação para a Comissão Executiva Metropolitana de Lisboa

Reuniram-se ontem as 18 Assembleias Municipais integradas na Área Metropolitana de Lisboa (AML) para votação da lista única para a Comissão Executiva Metropolitana, novo órgão criado pela Lei n.º 75/2013. A lista candidata à Comissão Executiva não pôde ter alternativa. Só pôde ser apresentada pelo Conselho Metropolitano, formado pelos presidentes de Câmara.

Novembro 14, 2013
Outubro 13, 2013

Candidatos autárquicos do BE no Barreiro. Uma equipa para continuar a trabalhar pelo Concelho.

Setembro 27, 2013

O Candidato do BE à Presidência da Câmara Municipal do Barreiro, Humberto Candeias, insiste na necessidade de a autarquia ter uma maioria de esquerda, para que se encontrem as melhores soluções no governo da cidade.

Uma maioria programática á esquerda, assim se pode concluir da entrevista dada esta mannhã pelo candidato ao "site" oficial do Bloco de Esquerda Barreiro. Humberto Candeias, além de se disponibilizar para pactos com as restantes forças de esquerda, no Concelho do Barreiro, faz um apelo à comparência dos eleitores nas secções de voto no próximo domingo, dia 29.

Humberto Candeias mostra-se também confiante na eleição de um vereador e o reforço dos eleitos nas freguesias.

Setembro 26, 2013

Os Candidtos do BE à maior União de Freguesias do Concelho do Barreiro- Alto do Seixalinho/Santo André/Verderena (mais de 35 mil habitantes), querem que os serviços das actuais Juntas de Freguesia se mantenham em funcionamento, por força do novo mapa autárquico, que o Bloco contesta, mas o Governo PSD/CDS impôs através da sua maioria na AR.

Manuel Sabino, cabeça-de-lista e actual eleito do Bloco, e Maria Jorge Teixeira, 2ªa candidata da Lista, elencam aqui os objectivos para a Eleição do próximo domingo e reforçam a ideia de compromissos do Bloco nesta candidatura autárquica.

Entrevista para ouvir aqui neste sítio do BE.

Setembro 26, 2013

Elias Piteira, Cabeça de Lista do BE á União de Freguesia de Coina-Palhais e Vitália Ribeiro, 2ª da Lista, falam da defesa da Mata Nacional da Machada, Sapal do Rio, educação, descentralização, melhor serviço de transportes colectivos. Apostas fortes e compromissos dos Candidatos do BE. Campanha do Bloco no concelho do Barreiro, entrevista aqui.

Setembro 24, 2013

O Candidato do BE á Camara Municipal do Barreiro, Humberto Candeias considera “inadmissível” a forma como arrancou o Ano Lectivo no sistema de ensino público. E culpa a maioria PSD/CDS, por esta situação.

Para além dos problemas conhecidos com a colocação de professores, sobrelotação de turmas, Humberto Candeias alerta para o facto de as escolas não estarem ainda em condições de começar as actividades lectivas com os técnicos nas áreas da psicologia e fisioterapia necessários para o acompanhamento de crianças e jovens com necessidades educativas especiais.

E cita o facto de neste momento haver apenas um psicólogo para cerca de 4 mil alunos.

“É uma situação gravíssima que está a deixar pais,alunos e professores numa situação extremamente desagradável”, considera Humberto Candeias.

No Concelho do Barreiro, as crianças do pré-escolar também não estão a ter a cobertura para o período pós-educativo, “não estando também a Autarquia a cobrir essas necessidades de resposta social, para que as famílias possam ter as suas crianças lá”, adianta o candidato do Bloco de Esquerda á Câmara Municipal do Barreiro.

Candeias considera também preocupante a situação das associações e cooperativas que têm acordos com o Ministério da Educação. Um mês antes do início do Ano Lectivo estas instituições têm uma definição das candidaturas efectuadas em parceria com os agrupamentos de escola “de modo a atenderem as crianças com necessidades educativas especiais para as quais se desenham equipa com fisioterapeutas, técnicos da fala, psicólogos e pessoal técnico especializado e que normalmente estão definidas em Agosto e neste momento não estão”.

Perante este quadro que se está a viver em particular no Concelho do Barreiro, Humberto Candeias alerta que estas associações e cooperativas não podem afectar os recursos “ e contratar ás escolas e por essa via corresponder ás necessidades de alunos, pais, professores”.

Para o candidato bloquista à autarquia do Barreiro, o Governo está a ter uma “intervenção inqualificável e a contribuir para uma má qualidade de todo o sistema de ensino”.

 

Texto: LN/BE