MANUEL SABINO CONTRA REDUÇÃO DE TRABALHADORES NA NOVA FREGUESIA

Foto. Anabela Carreira

Manuel Flores Sabino, tomou posse como Eleito na Assembleia da União de Freguesias do Alto do Seixalinho-Verderena- Santo André. Anterior membro do Bloco de Esquerda naquele Òrgão Autárquico, Sabino criticou mais uma vez o Governo pelas alterações impostas no âmbito da RATA- Reorganização Administrativa Territorial Autárquica, mas ao mesmo tempo reconheceu tratar-se de um novo desafio para todos os Eleitos.

O autarca do Bloco de Esquerda, sublinhou a importãncia de tal reorganização não afectar a qualidade dos serviços prestados ás populações, nem que tal medida configura uma redução do número de efectivos agregados às tres Freguesias agora unidas.

Destacamos aqui o texto na íntrega da intervenção do dirigente do Bloco de Esquerda, na tomada de posse que decorreu no Convento da Verderena.

"

Ao Publico presente

Colegas da AF.  Sr. Presidente

Membros da JF. Sr. Presidente

Sr. Presidenet da AM

Sr. Presidente da CMB

O facto de me estar a dirigir a vós, nesta tomada de posse da AF, é já por si um ato histórico e que evidencia um grande avanço na democratização deste órgão.

Espero que este impulso não se fique por aqui, e se estenda igualmente, por exemplo;

- ao site,

- ao boletim Informativo,

- às iniciativas do dia da mulher, do 25 de Abril etc.

Esta união, só desejada pelos partidos do Governo, que no nosso caso apresenta uma configuração baseada na União das freguesias do Alto do Seixalinho, Stº André e Verderena, vai trazer aos membros desta AF novos desafios, alem dos que cada freguesia só por si já tinha.

Uma das ofensivas do Governo, tem a ver com redução de efetivos da Função Publica, pelo que se Torna fundamental preservar os postos de trabalhos dos funcionários da Freguesia. O território a trabalhar e os serviços a prestar continuam a ter a mesma dimensão, pelo que não se justifica qualquer redução de efetivos.

A postura do Bloco de Esquerda, na AF ou fora desta, será sempre uma postura construtiva que visará a melhoria das condições de habitabilidade e Lazer dos nossos fregueses.

O Bloco de Esquerda, tudo fará para trazer a esta assembleia os problemas existentes na Freguesia, quer por iniciativa própria quer através de questões que nos sejam colocadas pelos Habitantes.

E! Lanço desde já um desafio aos nossos fregueses.

Não se fiquem pelo boca a boca, mas que apresentem os seus problemas na Junta de Freguesia, e na Assembleia de Freguesia.

Não poderia deixar de aqui, abordar o problema da abstenção

O aumento significativo da abstenção verificado nas eleições de 29 de setembro, deve, em primeiro lugar, deixar-nos preocupados.

Ele espelha o aumentar do desinteresse da população na participação da vida da freguesia. Quiçá, porque as pessoas não se sentem chamadas a participar no governo da Freguesia.

É por isso que o Bloco de esquerda defende, por exemplo o orçamento participativo.

O Bloco de esquerda, continuará a pugnar por uma consulta regular aos habitantes, sobre os seus problemas e ideias para a resolução dos mesmos. As opções participadas não têm que ser unicamente iniciativas Camarárias.

Ir junto das pessoas, saber como elas gostariam de ver a sua rua, as traseiras da sua casa, se querem continuar com os contentores a cheirar mal ou lavados, etc.

O Bloco de Esquerda continuará a pugnar pela realização de AF descentralizadas e realizadas em locais que possibilitem aos habitantes uma maior participação. Por exemplo, nas Coletividades.

Não queria deixar de, no final desta minha intervenção, de agradecer a todos aqueles que votando no Bloco de Esquerda, permitiram que continue a ter uma intervenção política nesta Assembleia.

Deixo assim uma mensagem aos abitantes dessa União de freguesias

Conte Comigo! Que eu conto consigo "