Share |

HIGIENE URBANA E AMBIENTE PASSAM PELA REABILITAÇÃO

A Candidatura Autárquica do Bloco de Esquerda no Barreiro, considera prioritário qualificar os alojamentos de pessoas, que ainda não têm instalações sanitárias no interior das habitações. Os últimos dados oficiais, referem que existem cerca de 300 pessoas nesta situação.

Nesse esforço de reabilitação, inclui-se também o “casco antigo das freguesias com maior proporção de edifícios muito degradados”.

Estas medidas podiam ser acompanhadas de outras de âmbito mais geral nos domínios do património e do ambiente. O Bloco aponta para a criação de um Plano de valorização das zonas ribeirinhas, actividades náuticas e portuárias. Esta proposta podia contribuir para a criação de um “polo de referência para a prática desportiva nas modalidades de remo, canoagem e pesca”.

O BE propõe-se melhorar as condições de higiene e limpeza na cidade, que constituem actualmente motivo de forte insatisfação da população.

Eficiência energética e reciclagem são outras das propostas contidas no programa do Bloco para o Barreiro, que considera que a autarquia devia começar por dar o exemplo, no domínio da sustentabilidade ambiental.

Entre os Compromissos assumidos pela Candidatura Autárquica, estão também as acessibilidades e a mobilidade a serviços, equipamentos e espaços públicos para todos os cidadãos. O BE nota que o Barreiro é o 2º Concelho menos acessível e envelhecido da Área Metropolitana de Lisboa.

Daí a necessidade de se criar um plano de apoio, não apenas à eliminação de barreiras no espaço público, mas também dentro dos edifícios.

Texto: LN/HC

Foto: Luisa B. Bruno