Share |

BLOCO VISITA INSTITUIÇÃO DE EXCELÊNCIA NO BARREIRO

Miguel Baio, Sub-Director da ESTB com os candidatos do Bloco de Esquerda

A Candidatura Autárquica do BE no Barreiro reuniu-se com a Direcção da ESTB, Pólo do ensino superior do Instituto Politécnico de Setúbal.

O candidato à CMB, Humberto Candeias, reiterou que a educação é uma das apostas do Bloco, e que é necessário “aproveitar e desenvolver em rede estas valências e estes recursos” no concelho.

Por seu turno, a Diretora da ESTB, Otília Dias, referiu algumas dificuldades, salientando que os “politécnicos são os enteados na atribuição de verbas por parte da tutela” do ensino superior.

Explicou que tem existido um aumento das despesas da instituição, face ao aumento das comparticipações para a Caixa Geral de Aposentações, além de despesas de funcionamento que consome muitos recursos (laboratórios, etc.).

Ainda assim, a ESTB do Instituto Politécnico de Setúbal, tem procurado encontrar respostas, designadamente no apoio aos estudantes, no plano de ajuda no pagamento das propinas, alimentação, transportes, etc. De resto, muitos estudantes revelam dificuldades cada vez maiores em custear os estudos, devido à situação económica que o Pais atravessa.

Com cursos de engenharia ligados á construção, química e biotecnologia, a ESTB pode ser aproveitada, dado o seu prestígio, para um “esforço de reabilitação urbana do Barreiro”, referiu Humberto Candeias.

Apesar das boas relações com as autarquias da região, a ESTB considera que se podia ir mais longe na questão dos estágios dos alunos e na elaboração de projetos de que as autarquias necessitam.

Durante o encontro, foi possível aos candidatos Humberto Candeias (CMB), André Antunes (AM), João Lampreia (União das Freguesias de Barreiro-Lavradio) e Luís Nascimento (Assembleia de Freguesia de Sto. António da Charneca, conhecerem de perto as excelentes instalações da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro. Uma instituição do Ensino Superior instalada no concelho há seis anos e que está bem preservada. E aberta á comunidade em diversos domínios. Nas vinte e quatro horas do dia, os alunos da região têm a possibilidade de utilizar as instalações para os seus estudos.

LN/ BE