Share |

Bloco de Esquerda critica «Ranking» das Escolas no Barreiro

Autarcas do B.E. com responsáveis da Escola Sec. Sto. António da Charneca

 

“Ranking” das Escolas no Barreiro

 

BLOCO DEFENDE ESCOLA PÚBLICA

 

 

O Bloco de Esquerda do Barreiro, em reunião realizada com o Agrupamento de Escolas de Santo António, criticou duramente os critérios que colocam a Escola Secundária daquela Freguesia, em último lugar no “ranking” das escolas a nível nacional.

“É cruel ver o trabalho desvalorizado, é profundamente injusto generalizar”, tendo em conta o trabalho realizado por professores e funcionários daquele estabelecimento de ensino, declarou o Deputado Municipal do B.E., André Antunes.

Acompanhado pela dirigente da Comissão Concelhia, Maria Jorgete Teixeira e pelo autarca da Assembleia de Freguesia, Luís Nascimento, André Antunes diz que a classificação do “ranking “ das Escolas, é “uma forma de atirar areia para os olhos” e defendeu que o Município do Barreiro tem que continuar a combater institucionalmente esta manobra política.

Para os responsáveis do Bloco de Esquerda, a Câmara Municipal do Barreiro deve continuar a reforçar o seu apoio à imagem da Escola Básica e Secundária de Santo António, dado o estigma que pode existir. O Bloco destaca, no entanto, que em recente reunião o Executivo camarário demarcou-se do resultado divulgado pelo “ranking” e saiu em defesa do estabelecimento de ensino.

A delegação do Bloco de Esquerda, esteve reunida com a professora Manuela Espadinha, Directora do Agrupamento de Escolas de Santo António, que elencou diversas iniciativas em curso e lançadas nos últimos anos, que contrariam a imagem pública dada por algumas estatísticas.

Efectivamente, um dado recente que contraria a “nota” dada pelo “ranking”, é o “Prémio de Eficácia Educativa”, atribuído pelo Ministério da Educação, por todos os projectos de melhoria da aprendizagem implementados e a implementar, num grupo de cerca de mais de uma centena de estabelecimentos de ensino, e no qual foi incluída a Escola Básica e Secundária de Santo António.

A docente destacou alguns instrumentos pedagógicos que, pelo contrário, têm contribuído para a melhoria do aproveitamento escolar, nos  1º, 2º e 3º Ciclos de Ensino: projeto Mais Sucesso Escolar, Projeto Fénix no 1º ciclo e Turma + ,no 2º e 3º ciclos de escolaridade.

“Há um trabalho muito intensivo e colaborativo entre o professor titular e o professor auxiliar/Turma +”, deu como exemplo , Manuela Espadinha.

A responsável sublinhou ainda que existe um acompanhamento permanente das questões relacionadas com as escolas, por parte das associações de pais e encarregados de educação e da própria Junta de Freguesia.

Manuela Espadinha reconheceu a existência de problemas económicos e sociais que afectam muitas vezes a qualidade de aprendizagem dos alunos. Uma Freguesia muito diversificada, com dois bairros sociais, zonas rurais e semi-rurais e outras de classe média alta.

Atenta às necessidades da população escolar carenciada, a Escola Básica e Secundária e outros estabelecimentos do Agrupamento, têm estado a reforçar o apoio alimentar, designadamente, no número de pequenos-almoços e lanches, apesar dos cortes das verbas para cerca de metade destinados a este apoio específico. “Este apoio alimentar está a estender-se a zonas, onde no ano passado, não havia pedidos”, destacou a docente.

Estas situações e outras inerentes ao acompanhamento dos estudantes, são monitorizadas através de um Gabinete de Intervenção Social e Psicológico, do envolvimento da Autarquia e das associações de pais.

Relativamente ao aproveitamento escolar, Manuela Espadinha diz que os resultados podiam também ser francamente mais positivos, se pais e encarregados de educação “valorizassem mais a escola”.

De resto, a Escola Básica e Secundária possui há vários anos um leque diversificado de actividades que visam envolver e motivar os alunos, numa perspectiva pedagógica e que vão de encontro às características multiculturais da Freguesia.

Tendo em conta a classificação extremamente negativa atribuída pelo “ranking” à Escola Secundária de Santo António, há a constatação de que os resultados das avaliações dos Exames Nacionais do Ensino Secundário são insuficientes para um conhecimento em profundidade do trabalho desenvolvido por professores e funcionários e pelo aproveitamento obtido pelos alunos. “Os exames externos muitas vezes não reflectem os conteúdos, a forma de aprendizagem e conhecimento dos alunos avaliados continuamente”, sublinhou Maria Jorgete Teixeira, ex-docente do Ensino Secundário e responsável da Comissão Concelhia do Bloco de Esquerda.

Face a estas preocupações e aos dados obtidos na visita à Escola Secundária de Santo António, os eleitos do B.E., garantiram apresentar muito em breve uma exposição nos Órgãos próprios do Poder Local, contra a estigmatização que possa existir relativamente a este e outros estabelecimentos de ensino. Na Assembleia Municipal e também na Assembleia de Freguesia, onde há que melhorar a ligação entre os Eleitos e as estruturas representativas do Ensino Público na Freguesia.

 

Texto: LN/BE