Assembleia de Freguesia de Santo António da Charneca aprova moções do Bloco

A Primeira Reunião da Assembleia de Freguesia de Santo António da Charneca, eleita no passado dia 29 de Setembro, aprovou as três moções apresentadas pelo autarca do Bloco de Esquerda, em Sessão Ordinária realizada na sexta-feira, 27 de Dezembro. A Moção sobre a Escola Secundária de Santo António da Charneca, recebeu os votos favoráveis de todas as bancadas, da Maioria CDU, do PS e do PS. O documento lamenta os critérios que colocaram aquele estabelecimento de ensino no último lugar do “ranking” com base nos resultados obtidos a nível dos exames nacionais do Ensino Secundario. “ A Assembleia de Freguesia apoia e agradece o trabalho efectuado pelo Agrupamento de Escolas de Santo António, repudiando a estigmatização que possa existir relativamente a este e outros estabelecimentos de ensino e a leitura que as entidades do estado querem fazer dos resultados destes rankings, considerando que os resultados das avaliações dos Exames Nacionais do Ensino Secundário são insuficientes para um conhecimento em profundidade do trabalho desenvolvido por professores, funcionários e outros técnicos e é profundamente injusto, pois sabemos que, tal como no nível de saúde e como nos resultados escolares o fator mais relevante é a situação socioeconómica dos agregados familiares e populacionais “, de acordo com a Moção do Bloco de Esquerda. Por unanimidade, foi votada também uma moção que apoia a decisão das organizações sindicais e das autarquias de interporem providências cautelares contra o aumento do horário de trabalho para as 40 horas semanais. O Eleito do Bloco de Esquerda, Luís Nascimento, apresentou ainda uma moção que repudia a retenção de verbas dos Municípios inscrita no Orçamento de Estado, e apela ao Presidente da República que proceda á fiscalização sucessivas desta e outra medidas “ que afectam gravemente não só os municipios, mas as condições de vida do povo português”. Esta moção recebeu os votos favoráveis do B.E, CDU e P.S. O PSD absteve-se. O Bloco de Esquerda absteve-se também na votação do Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos da Junta de Freguesia, para 2014, tendo sublinhado que a documentação apenas foi remetida quatro dias antes da realizaçao da Sessão da Assembleia de Freguesia de Santo António da Charneca. O Executivo da Junta de Freguesia mostrou-se disponível para dialogar com os partidos da oposição, designdamente em sede da discussão do orçamento rectificativo para o proximo ano.